A Fibrose Quística

naturalmed png
A Fibrose Quística é uma doença genética bastante comum em que as glândulas exócrinas não funcionam correctamente, fazendo com que haja acumulação de secreções em forma de muco de grande viscosidade.

A Fibrose Quística é uma doença genética bastante comum em que as glândulas exócrinas não funcionam correctamente, fazendo com que haja acumulação de secreções em forma de muco de grande viscosidade. Esta alteração manifesta-se essencialmente ao nível dos pulmões interferindo com a respiração e aparelho digestivo, por obstrução do canal pancreático, tornando mais difícil a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento do paciente, apesar de este fazer uma boa alimentação.

Os doentes com fibrose quística apresentam elevados níveis de concentração de cloro e sódio e é possível rastrear a doença pelo “teste do pezinho”, em que este apresentará alterações ao nível de uma enzima como indicador.

Na Medicina Tradicional Chinesa esta alteração é diagnosticada como alteração do sistema Baço-Pancreas por não ser capaz de metabolizar as mucosidades, acumulando-as. O tratamento complementar, essencialmente com acupunctura e fitoterapia, é realizado no sentido de promover a eliminação das mucosidades e aliviar os sintomas associados à doença, como por exemplo:

  • Tosse
  • Infecções respiratórias de repetição
  • Sinusite
  • Alterações intestinais
  • Problemas de fertilidade

Procure sempre um profissional devidamente qualificado.

 

Paula Gradim

Especialista de Medicina Chinesa

CP: C-006403