A Ventosaterapia é uma técnica de massagem por vácuo, em que são utilizadas ventosas que podem ser de vários materiais: vidro, acrílico, silicone, etc.
As aplicações desta massagem são várias e variam consoante o método utilizado na sua realização. Os efeitos produzidos são também diferentes, podendo passar por:
- estimulação da circulação sanguínea e linfática
- aumento do aporte sanguíneo às estruturas musculares
- melhoria da flexibilidade
- eliminação de contraturas
- libertação de fáscias musculares
- quebra de adipócitos, com consequente redução da celulite
- modelação corporal, sendo este o efeito produzido no método Ventosa-Flash que eleva os glúteos.
O método Flash é realizado com movimentos ascendentes, que produzem 3 efeitos em simultâneo, consoante o grau de sucção e os trajectos da massagem:
- quebra de adipócitos (celulite)
- estimulação linfática e sanguínea
- a mais visível: MODELAÇÃO CORPORAL.
O trabalho mecânico que a ventosa exerce sobre os músculos das pernas e glúteos é feito no sentido de subir os glúteos e, sendo de efeito imediato, é tão mais efectivo quanto melhor for o acompanhamento de trabalho muscular realizado, ou seja: os efeitos da Ventosa-Flash são imediatamente visíveis, mas tendem a reduzir com o passar dos dias ou semanas, devido ao efeito da gravidade. Contudo, se realizar exercícios de tonificação muscular, estes efeitos perdurarão por muito mais tempo.
No Brasil esta técnica é muito utilizada nos dias que antecedem a praia ou o carnaval, antes de férias ou fim-de-semana, pois o efeito “bum-bum Brasil” é notório, e a praia sabe ainda melhor com a auto-estima elevada!