A fisioterapia pélvica é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e reabilitação das disfunções do pavimento pélvico.
Para abordarmos esta especialidade, vamos começar por entender o que é afinal o pavimento pélvico ou períneo.
O pavimento pélvico é um conjunto de músculos que suporta os vários órgãos que existem na nossa cavidade abdominal, nomeadamente a bexiga, o intestino e o útero. Estes músculos têm diversas funções para além do suporte dos órgãos, entre elas o controlo da saída da urina, das fezes e da flatulência, a nível sexual contribui para o aumento do prazer sexual e excitação. Durante a gravidez estes músculos dão suporte para o bebé, sendo também fundamentais no trabalho de parto.
Podemos imaginar o pavimento pélvico como uma rede-cama, ou como um trampolim, que é firme, mas também tem a capacidade para se mover para cima e para baixo. Este pode ser controlado conscientemente e fortalecido da mesma forma que os músculos abdominais, ou das pernas e braços.
Quando devemos recorrer à Fisioterapia Pélvica?
A Fisioterapia não deve ser apenas um último recurso, deve pelo contrário ser também praticada como prevenção ao aparecimento de disfunções no pavimento pélvico.
No entanto, esta está indicada em casos como:
- Incontinência urinária;
- Incontinência fecal;
- Dor pélvica e/ou perineal;
- Prolapso de órgãos pélvicos;
- Bexiga hiperativa;
- Obstipação crónica;
- Disfunções sexuais;
- Episiotomia;
- Preparação para o parto;
- Recuperação pós-parto;
- Entre outras.
O papel da fisioterapia é avaliar e perceber o que está a provocar a disfunção muscular, consciencilizar corporalmente a pessoa e através das técnicas mais adequadas ao problema e à pessoa, restabelecer o normal funcionamento do pavimento pélvico e devolver a sua qualidade de vida.
Nenhuma das situações acima descritas são normais, mesmo com o avanço da idade ou com algum parto associado, o problema existe e tem solução.
Não adie a sua saúde a Fisioterapia Pélvica pode ajudá-la e a Naturalmed também!