BLOG

Tonturas? A acupunctura ajuda!

As tonturas ou vertigens têm vários motivos para surgir, descritos tanto na Medicina Convencional como na Não Convencional! Na Medicina Tradicional Chinesa, esses motivos são definidos como condição energética do organismo, e determinam as várias formas de manifestação deste problema.

VER MAIS

A beleza exterior é o resultado do equilíbrio interior

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) compreende um conjunto de práticas desenvolvidas e utilizadas na China há milhares de anos. É considerada nos dias de hoje, pela Organização Mundial de Saúde, como uma terapia complementar válida no tratamento de várias patologias e disfunções.

VER MAIS

SOPA: a sua Importância numa Alimentação Saudável

Segundo a Confraria da Sopa, este alimento “…é o resultado da cozedura breve, em água, de uma variedade de alimentos predominantemente vegetais e cereais aos quais se adiciona um pouco de gordura e por vezes também carne, peixe ou ovo, para de uma forma geral comermos à colher, no início da refeição.”

VER MAIS

A Alimentação e a Saúde da Mulher

Ao longo da vida, a mulher passa por diferentes estágios – menstruação, gravidez, menopausa – onde cada um deles apresenta características muito peculiares que levam a alterações hormonais.

VER MAIS

Alimentação Vegetariana: sim ou não?  

  A dieta vegetariana é atribuída a um padrão de consumo alimentar que utiliza, predominantemente, produtos de origem vegetal, excluindo a carne e o pescado, podendo ser classificada como ovolactovegetariana (exclui carne e pescado, mas permite ovos e laticínios), lactovegetariana (exclui carne, pescado e ovos, mas permite laticínios), ovovegetariana (exclui carne, pescado e laticínios, mas permite ovos) ou vegetariana estrita ou vegana (exclui todos os alimentos de origem animal).

VER MAIS

Pão: sim ou não?

Hoje em dia, o pão é um alimento essencial na mesa dos portugueses, pois além de ser um excelente fornecedor de energia, pela sua versatilidade e multiplicidade de variedades e formatos pode ser incluído nas refeições do dia de diversas maneiras.

VER MAIS

Lúpus – uma doença auto-imune

Mas afinal o que é uma doença auto-imune? O nosso sistema imunitário é responsável por identificar e combater substâncias que podem ser perigosas para o organismo, como bactérias, vírus, alguns tipos de células, etc. No entanto, às vezes o nosso sistema imunitário funciona de forma incorreta, e considera os próprios tecidos e células do organismo como elementos estranhos. Neste momento, acontece uma reação auto-imune que resulta num “combate” entre o sistema imunitário e o próprio corpo, que resulta em inflamação e dano tecidual.

VER MAIS