BLOG

Lúpus – uma doença auto-imune

Mas afinal o que é uma doença auto-imune? O nosso sistema imunitário é responsável por identificar e combater substâncias que podem ser perigosas para o organismo, como bactérias, vírus, alguns tipos de células, etc. No entanto, às vezes o nosso sistema imunitário funciona de forma incorreta, e considera os próprios tecidos e células do organismo como elementos estranhos. Neste momento, acontece uma reação auto-imune que resulta num “combate” entre o sistema imunitário e o próprio corpo, que resulta em inflamação e dano tecidual.

VER MAIS

PILATES CLÍNICO E A IMPORTÂNCIA DOS MÚSCULOS DO CORE

O Pilates Clínico consiste num método de exercício terapêutico criado por dois fisioterapeutas, que surge da adaptação do método original de Joseph Pilates, que se baseia na anatomia humana e tem como objetivo fortalecer os músculos que dão suporte e estabilidade à coluna. Os princípios do método são a respiração, a concentração, o controlo, a fluidez, a precisão e o centro.

VER MAIS

COVID-19 e os Cuidados na Alimentação

Existe ainda pouca evidência científica sobre a relação entre o COVID-19 e a alimentação. Contudo, sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença.

VER MAIS

Sabe o que Deve Fazer para Combater o Excesso de Colesterol?  

O colesterol é um esteroide, uma molécula que não só é produzida pelo próprio organismo (70%) como também está presente na alimentação (30%). É um constituinte natural das nossas células, sintetizado principalmente no fígado, necessário para inúmeras funções vitais como por exemplo, a produção de hormonas, ácidos biliares e vitaminas.

VER MAIS

Alimentação Vegetariana: sim ou não?  

  A dieta vegetariana é atribuída a um padrão de consumo alimentar que utiliza, predominantemente, produtos de origem vegetal, excluindo a carne e o pescado, podendo ser classificada como ovolactovegetariana (exclui carne e pescado, mas permite ovos e laticínios), lactovegetariana (exclui carne, pescado e ovos, mas permite laticínios), ovovegetariana (exclui carne, pescado e laticínios, mas permite ovos) ou vegetariana estrita ou vegana (exclui todos os alimentos de origem animal).

VER MAIS

Alimentação Saudável na Terceira Idade  

O envelhecimento é um processo natural que se caracteriza pelas modificações fisiológicas que influenciam a alimentação dos idosos, promovendo limitações com consequências na ingestão alimentar e no estado nutricional, entre as quais, problemas de mastigação (falta de dentes ou próteses) e de deglutição, desidratação, alterações da função gastrointestinal, farmacoterapia, desnutrição e outras patologias com impacto nutricional (diabetes, hipertensão arterial..).

VER MAIS

Alimentação ANTI-Cancro

Em Portugal, todos os anos surgem milhares de novos casos de cancro e, é sem dúvida ao nível do cólon, da próstata, da mama, dos pulmões e do estômago que existe maior número de casos.

VER MAIS

Alergias Alimentares  

As alergias alimentares resultam da reação alérgica do sistema imune contra uma determinada substância (alergénio) presente nos alimentos, considerada inofensiva para a maioria das pessoas.

VER MAIS

  VOZ: Cuidados a ter e sinais de alerta!

A voz é o som que resulta de uma ação fisiológica devido à dinâmica entre várias estruturas corporais. O ar dos pulmões sobe pela traqueia, seguidamente passa pela laringe e faz vibrar a mucosa que recobre as cordas vocais e todas as estruturas envolventes, produzindo a voz, que posteriormente é amplificado nas cavidades de ressonância (garganta, boca e nariz).

VER MAIS

Que sons o meu filho já devia produzir?

A Terapia da Fala não é só Fala, no entanto, também é! Apesar de ser uma área bem conhecida de Terapia da Fala, ainda prevalecem bastantes dúvidas. “O meu filho fala bem?” “Eu acho que fala mal, mas toda a gente me diz que vai passar.” “Não diz o l.” “Troca o c por t.” “O pai também falava assim.” “É sopinha de massa.” “Percebo tudo o que ele diz, por isso está tudo bem.” E as outras pessoas, que não estão diariamente com a criança, compreendem?

VER MAIS