O coaching deriva do verbo inglês to coach que significa treinar, preparar e instruir. É um processo de desenvolvimento pessoal em que o coach (o profissional certificado) acompanha o coachee (cliente) desde o momento onde se encontra, até alcançar o objetivo a que se propôs.
O processo resulta de uma parceria que assenta em determinados princípios nomeadamente a confidencialidade, a honestidade e a responsabilidade de ambos, de forma a alcançar os resultados pretendidos e acordados no início do processo. Adquirir e reforçar a confiança, ultrapassar medos e crenças, melhorar a comunicação e a assertividade, ou outros objetivos a nível pessoal ou profissional são alguns dos objetivos de um processo de coaching.
Este processo inicia-se com a apresentação do profissional e do cliente. De seguida é fundamental proporcionar ao coachee o autoconhecimento, visto ser a competência básica no processo de coaching. A construção deste processo envolve a elaboração de um plano de ação para alcançar os objetivos
propostos. Este acompanhamento especializado é realizado nas sessões acordadas e entre as mesmas, proporcionando uma partilha constante de feedbacks entre o coach e o coachee.
É fundamental que este serviço seja realizado por um profissional certificado, sendo uma mais valia para o desenvolvimento pessoal a união de duas grandes áreas, a psicologia e o coaching, visto ser fundamental para o sucesso deste processo, a aquisição de ferramentas de autoconhecimento e autoconsciência por parte do cliente.